Nivaldo Thierry realiza jornada de educação ambiental

O estilista Nivaldo Thierry e a Sociedade de Plástico realizaram, por ocasião do Dia Mundial da Limpeza, assinalado este sábado, a primeira jornada de Educação Ambiental subordinada ao lema “planeta com menos plástico”.

A acçao teve lugar no Centro de Reforço à Educação da Criança, na conhecida Casa da Criança, no Bairro Luís Cabral, em Maputo. O mesmo evento serviu para instruir as crianças e os seus respectivos encarregados de Educação no desenvolvimento de estratégias para redução do uso do saco plástico. Na ocasião, Nivaldo Thierry e a Sociedade de Plástico testemunharam a criação de uma lixeira informal, no mangal. Nos próximos dias, far-se-á a monitoria do mangal para garantia de melhores cuidados do espaço.

Nivaldo Thierry refere que esta é uma iniciativa necessária no seio dos mais novos para que cresçam com um sentido forte sobre protecção ambiental e congratula a todos que se dedicam a causas ambientais. “Eu, como agente do sector da moda moçambicana, vi a oportunidade de prestar o meu contributo a favor da conservação do meio ambiente. Gostaria de ter iniciado com a acção de redução do lixo têxtil, mas, numa primeira fase, é com o plástico, que polui as nossas praias, cidades e vilas, que decidi fazer a diferença, juntando-me a esta nobre iniciativa”.

O estilista acrescenta ainda que a experiência de fazer parte desta acção foi boa pelo facto de ter-lhe permitido viver uma realidade que, muitas vezes, não é revelada no seio da sociedade por falta de informação.

Nivaldo Thierry garante que o seu envolvimento será contínuo, pois, pretende contribuir para a massificação de mensagens sobre a protecção do meio ambiente.

Refira-se que o Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta. A acção visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de cidades, bairros, praias, praças ou parques. Todos os anos, a data é celebrada no terceiro sábado do mês de Setembro. Estima-se que entre 5 milhões e 12 milhões de toneladas de plástico poluam os oceanos todos os anos, matando mais de 1 milhão de aves marinhas (90% das aves come plástico) e mais de 100 mil tartarugas, focas e baleias, para além de um imenso número de peixes. A data, criada pela organização Ocean Conservancy, tem como objectivo promover a protecção dos oceanos, o sistema de sustento à vida do planeta que representa 70% da extensão da Terra e que alimenta mil milhões de pessoas.

Similar Posts