João Matos defende plano ousado para resolver problemas de mobilidade nas zonas urbanas







O presidente do Conselho de Administração da Agência Metropolitana de Transporte de Maputo reconheceu, hoje, durante uma conferência de imprensa, que ainda há muito trabalho a ser feito para resolver o problema de mobilidade na Cidade de Maputo.

O Presidente do Conselho de Administração da Agência Metropolitana de Transporte de Maputo falava durante o lançamento da quinta Semana de Mobilidade Sustentável.

Na ocasião, João Matos reconheceu que há problemas a nível de mobilidade nas zonas urbanas, com destaque para Cidade de Maputo.

“Enquanto as cidades tendem a aumentar a taxa de acesso aos serviços básicos da saúde, educação e emprego, existem ainda desigualdades dentro das zonas urbanas”, revelou João Matos, presidente do Conselho de Administração da Agência Metropolitana de Transporte de Maputo.

O PCA da Agência Metropolitana de Transporte de Maputo pediu a colaboração de toda a sociedade na procura de soluções.

“Temos noção de que temos muito ainda que fazer e trabalhar, o cenário que temos não nos agrada, mas apelamos ao povo, aos munícipes, aos cidadãos para que nos ajudem a construir um cenário de mobilidade urbana que não se compadece com programas a curto prazo, mas também a longo prazo”, disse João Matos.

A Agência Metropolitana de Transporte de Maputo, em parceria com a UN-Habitat, Arquitectos sem-fronteiras e o Conselho Municipal de Barcelona, tem levado a cabo uma série de medidas com vista a amenizar os problemas de mobilidade nas grandes cidades.

E mais, segundo João Matos, a África Subsariana é a região com a taxa de urbanização mais rápida do mundo, com mais de 60%, e Moçambique segue a tendência.

“Moçambique está com uma subida da taxa de urbanização de mais de 3% por ano. Cerca de 33,4% da população de Moçambique vive em zonas urbanas, e espera-se que esta percentagem aumente, sendo que a população está a crescer a um ritmo de 3,3%”, referiu o PCA da Agência Metropolitana de Transporte de Maputo.

A Semana da Mobilidade Sustentável vai culminar com a realização da conferência, hoje, na Cidade de Maputo, e vai contar com a presença de representantes do Ministério dos Transportes e Comunicações, vereações dos transportes dos municípios de Maputo, Matola, Boane, distrito de Marracuene, sector privado, cooperações internacionais, organizações não-governamentais locais e internacionais e os doadores.